Governança Corporativa e Compliance

Diante da necessidade de transparência entre as organizações, o tema Governança Corporativa vem ganhando espaço no mundo empresarial propiciando suporte à busca de melhores práticas, de valores e princípios, objetivando, por fim, a criação de um código de conduta integro e de responsabilidade nos negócios, sendo aplicados desde os funcionários da base, chegando na alta cúpula das empresas e ainda, em relação aos seus fornecedores e clientes.

Com o dinamismo das informações e mercados altamente competitivos, se faz necessária a imposição de melhorias contínuas, inclusive no que diz respeito à corrigir condutas comportamentais e/ou desvios éticos, assim, o compliance veio para suprir essa necessidade, colaborando com o melhor cumprimento das normas que afetam o negócio, sejam elas internas ou externas, e até das normas fiscais.

         Mais afinal, o que é o compliance?

O termo Compliance vem do verbo inglês “to comply”, que significa cumprir, executar, adequar-se, satisfazer o que lhe foi imposto, assim, pode-se dizer que Compliance significa estar em conformidade – seja com a legislação, padrões éticos, regulamentos internos ou externos, sempre pautado na transparência.

Dessa forma, podemos aplicar o conceito de compliance em todas as áreas das empresas, desde o relacionamento com consumidores, clientes e fornecedores, passando pelas áreas de pessoal e marketing e chegando até à área financeira ou fiscal.

O compliance tem por sua função não só o cumprimento da legislação específica, mas, especialmente, o combate à corrupção e as fraudes, minimizando o risco de uma empresa, assegurando não apenas que os sistemas internos funcionem conforme cultura organizacional e estrutural, como também que se façam cumprir as leis e normas, trazendo segurança jurídica para dentro da instituição empresarial e, também no relacionamento com o mercado em geral.

         Qual a importância do Compliance para sua empresa?

Adesão a um sistema de compliance agrega valor à empresa, aperfeiçoa os processos reduzindo a incidência de fraudes e desconformidades que podem vir a gerar grandes prejuízos a uma corporação. Além disso, evita danos a reputação e a imagem da empresa e de seus funcionários, que podem acarretar na perda de valor da marca.

O compliance é uma ferramenta extremamente eficaz na gestão organizacional, afinal, colabora com o cumprimento da legislação vigente e, no aspecto fiscal, pode ajudar a reduzir custos tributários. Também deve ser entendido como um sistema facilitador de investigações internas de processos mal realizados ou falhos, e uma outra grande vantagem é a possibilidade de se antever uma eventual ilegalidade e corrigi-la antes de sofrer algum tipo de penalidade. Esse conjunto de medidas reduz a vulnerabilidade da empresa, representando um caráter preventivo com a antecipação de certos riscos, na medida que identifica pontos críticos e auxilia na elaboração de um plano de ação.

Ressalta-se ainda, que as relações econômicas estão sendo pautadas em previsões de confiança e segurança jurídica, diante disso, investidores e bancos, têm levado em consideração informações oriundas dos processos de compliance internos, antes de conceder capital para as organizações. Grandes players de diversos setores também tem exigido em seus contratos, regras rígidas do cumprimento da legislação vigente.

Diante desse cenário, se verifica que uma organização que impõe um sistema de compliance, eleva a confiança do mercado em geral, e acaba por estar melhor posicionada para enfrentar os desafios diários da execução dos seus objetivos empresariais.

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