O Aperfeiçoamento da Relação “Empresa-Cliente” como Ferramenta de Prevenção de Litígios Consumeristas

Identificar pontos críticos que culminam em futuras ações judiciais e aplicar, estrategicamente, técnicas que aperfeiçoam o relacionamento com o consumidor, são medidas poderosas para a prevenção e gestão dos litígios.

Nesta seara, é importante destacar a relevância da Programação Neurolinguística (PNL) que pode ser muito útil como ferramenta para o aperfeiçoamento da relação ‘Empresa-Cliente’, prevenindo e/ou diminuindo os riscos e impactos do ajuizamento de ações.

A PNL surgiu na Universidade da Califórnia (EUA) no início da década de 1970, criada por Richard Bandler, matemático, Gestalt terapeuta e estudioso em informática, e por John Grinder, linguista especializado em gramática transformacional, tendo por objetivo codificar a excelência, identificando os padrões do sucesso.

Dentre as várias técnicas da PNL aplicáveis às relações de consumo é possível destacar o conceito de Rapport, que tem origem na psicologia, e trata-se de um recurso de criação de empatia e conexão, de grande valia para estabelecer relação de confiança com o cliente.

Considerando que na concepção mais clássica (Carnelutti), lide corresponde ‘a um conflito de interesses qualificado por uma pretensão resistida’, relacionar-se com o consumidor da melhor maneira possível impede ou, no mínimo, reduz consideravelmente a duração de um embate judicial.

Conforme trecho do livro PNL – A Nova Tecnologia do Sucesso – Organizado por Steve Andreas e Charles Faulkner:

“Algumas pessoas acham que se vendem coisas, o negócio delas é vendas. Não é. O negócio delas é a construção de relacionamentos – porque é assim que se vendem as coisas (…). As Empresas mais bem-sucedidas (assim como os indivíduos dentro delas) sabem como é importante fazer essa distinção.”.

Assim, em razão das constantes mudanças no mercado, a atuação dos escritórios de advocacia vai muito além da condução de carteiras processuais.

Por meio da cooperação em toda a operação desenvolvida pelas Empresas, desde as ações de marketing, passando pela efetiva entrega do produto ou prestação de serviço, bem como, no pós-venda, é possível implementar práticas que contribuem juridicamente, na esfera consultiva, com a prevenção de litígios e, na esfera contenciosa, com a melhor condução dos processos, gerando resultados mais satisfatórios e reduzindo despesas.

Somos especialistas na condução de Carteiras Massificadas relacionadas ao Código de Defesa do consumidor (CDC) e, podemos colaborar com sua empresa atuando desde o planejamento das ações jurídicas, até mesmo no contencioso judicial.

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